Sua empresa utiliza as redes sociais como os astros do rock?

Você já pensou que uma estratégia de Marketing Digital pode ter muito a ver com uma banda de rock? Em ambos os casos it’s a long way to the top… but if you try sometimes well you might find, you get what you need.

Fazendo uma analogia rápida, em primeiro lugar vêm os ensaios do grupo, que são como as reuniões e o planejamento da equipe de marketing, um tempo alocado e útil para deixar todo mundo tocando no mesmo tom.

Temos também as composições, que são como os conteúdos que sua empresa produz e podem ser acessados gratuitamente, seja pela página de materiais ou blog de seu site como por plataformas de streaming.

Os fãs da banda são tanto Leads como clientes, podem ainda não ter comprado um disco da banda como podem também ter toda a coleção e estar esperando pelo próximo.

Os shows ao vivo são os eventos, webinars ou lives que sua empresa produz, um momento de falar cara a cara com sua audiência e, em alguns casos, disponibilizar no canal do YouTube para os fãs que não assistiram poderem assistir — ou os que foram assistir de novo.

Por fim, e não menos importante, temos os discos e outros itens de merchandising (camisetas, adesivos, canecas e afins), que são como os produtos que sua empresa oferece.

Feito isso, selecionamos aqui 27 (número cabalístico do rock) artistas e bandas de rock que utilizam as redes sociais com frequência e aproveitam dessa estratégia para aumentar o seu alcance, vender mais discos, vender mais ingressos para o show e melhorar o relacionamento com fãs — novos e antigos.

Os dados de quantos fãs cada banda/artista possui são referentes ao dia da publicação (13/07/2017). Portanto, é possível que esses dados sejam diferentes caso você esteja lendo o post depois dessa data (ou caso você venha do futuro).

Rolling Stones

PS: Os integrantes também possuem perfis em redes sociais e atualizam com frequência Facebook e Instagram. Exceto Charlie Watts — ele é o mais tímido e quieto do quarteto e não aderiu às redes sociais.

Mick Jagger

Keith Richards

Ronnie Wood

The Beatles

PS: Os ex-integrantes também possuem perfis em redes sociais e atualizam com frequência Facebook, Twitter, YouTube e Instagram. Até mesmo os perfis de John Lennon e George Harrison, que nos deixaram em 1980 e em 2001, respectivamente, são atualizados com fotos, vídeos, músicas e outros materiais históricos.

John Lennon

Paul McCartney

George Harrison

Ringo Starr

Oasis

PS: O Oasis acabou em 2009, mas os famosos e polêmicos irmãos Gallagher seguem firmes em suas carreiras solo. Ambos possuem perfis em redes sociais e atualizam com frequência Facebook, Twitter e Instagram, em muitos casos aproveitando o alcance de suas postagens para algumas “trocas de carinhos”.

Liam Gallagher

Noel Gallagher

Red Hot Chili Peppers

Foo Fighters

Aerosmith

Metallica

Queens of the Stone Age

Black Sabbath

PS: Ozzy Osbourne, uma das figuras mais populares da história do rock, também possui seus fãs particulares e tem até mais seguidores que a própria banda. Muito pela sua trajetória como vocalista e também como artista solo.

Ozzy Osbourne

Neil Young

Pink Floyd

PS: O Pink Floyd já não é mais um grupo desde 1996. Até tentou voltar e fez algumas reuniões nas décadas de 2000 e 2010, mas definitivamente as coisas não funcionam mais quando Gilmour e Waters dividem os holofotes. Os dois principais compositores da banda continuam na estrada com suas carreiras solo e atualizam com frequência suas redes sociais.

David Gilmour

Roger Waters

Radiohead

Queen

The Who

Guns N’ Roses

PS: Desde a volta de Slash e Duff no início de 2016, o Guns N’ Roses ficou muito ativo nas redes sociais. É possível acompanhar Axl Rose e sua turma em fotos, vídeos e até transmissões ao vivo de shows.

Eu sei, você pode ter chegado ao final dessa lista e pensado: ah, faltou tal artista. Exato, não temos como compilar todos os artistas de rock, eles são muitos e grande parte deles ainda estão vivos. 🙂

Por isso, se você sentiu falta de sua banda preferida, fale aí nos comentários e comente o que ela faz nas redes sociais para divulgar seu trabalho e legado.

Aproveite também para usar as lições e os exemplos desses artistas para seu negócio. Afinal, nas redes sociais há muitos fãs de música, mas há também fãs de marcas e empresas. Pense muito bem nesse público: os fãs de sua empresa. São essas as pessoas que irão compartilhar seus conteúdos e aumentar organicamente o alcance de suas ações de Marketing Digital.

Fonte: Resultados Digitais

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.